Federação Portuguesa de Motonautica

A hora das Decisões

fcb71ef3-bbd4-4b80-9412-9ffebc6ba733

Será no Peso da Régua que se erguerá o palco onde acontecerão as “batalhas” finais pelos títulos nacionais de Aquabike. A qualidade dos pilotos garante um espectáculo único nas águas do rio Douro.

Os Campeonatos Nacionais de Aquabike quer de Circuito, quer de Endurance, chegaram à hora de todas as decisões, com a disputa do Grande Prémio da Régua – Festa das Vindimas.

A prova de Peso da Régua, numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Motonáutica e do Município da Régua, com a parceria da Associação Amigos Abeira Douro e do Rancho Folclórico de Godim, trás os melhores pilotos os nacionais de circuito e endurance desta modalidade, que tanto apaixona, quer quem a faz, quer quem a vê.

O circuito, montado no plano de água do rio Douro, em frente ao Cais da Régua, apresenta-se como exigente e irá proporcionar grandes lutas entre os pilotos presentes.

Vamos às contas dos campeonatos.

Lino Araújo iniciará a prova de Runabout GP1 já com a coroa de campeão sobre si. Os seus 213 pontos colocam-no livre de qualquer perigo proveniente dos demais adversários.

Também solidamente na posição de vice-campeão da categoria está Patrick Agostinho. Tem 145 pontos, mercê de estar a assinar uma época muito regular.

Uma palavra para o bicampeão europeu Cristophe Agostinho. Está em 3º da categoria, já sem hipóteses de ser campeão mas o seu talento fê-lo vencer 4 das 5 mangas em que participou, pagando caro a ausência de pontuação nas provas de Valada e Cádiz.

Lino Araújo repete a dose em Runabout GP2. Aliás o piloto parece gostar imenso de títulos a dobrar pois fez o mesmo na Copa Ibérica nestas duas categorias. Uma época fenomenal para o piloto da Augus Racing / Moto Galos.

A 135 pontos de distância aparece Carlos Fernandes no segundo posto do campeonato, tendo nos seus “calcanhares” o terceiro, Nelson Gomes, apenas um ponto atrás. Vai ser uma luta acesa!

Na categoria rainha dos jet-ski, 25 pontos separam os dois primeiros.

No comando, o madeirense Henrique Rosa Gomes (Marítimo Clube do Funchal), enfrenta a oposição de Rui Sousa, do Clube Jetski de Portugal, num duelo que promete aquecer as águas do Douro, até porque Sousa tem vitórias em todas as mangas que disputou, sendo penalizado pela ausência de pontos na prova realizada durante a Copa Ibérica, no Marco de Canaveses.

Gonçalo Rodrigues (Clube Náutico de Lagos) desloca-se desde o Algarve já com o título de SKI GP3 no seu bornal.

Venceu todas as corridas do ano e ostenta uns sólidos 90 pontos de vantagem sobre Vitorino Rodrigues (Clube Naval de Ponta Delgada), que paga a “factura” de não ter pontuado nesta categoria, em Entre-os-Rios.

Mas o jovem açoriano “vinga-se” desse campeonato perdido ao chegar à Régua líder da categoria Ski Júnior. Os seus 236 pontos, correspondentes à vitória em 9 das 10 mangas disputadas nas 4 provas anteriores, dão-lhe um avanço de 34 pontos sobre Matteo Valente ( Moto Galos Barcelos). O jovem portuense foi o único a conseguir derrotar o açoriano numa das mangas, no caso, a segunda realizada durante o Mundial de Aquabike, em Entre-os-Rios. Com 50 pontos em discussão, Vitorino é favorito mas Matteo não vai atirar “a toalha ao chão”.

Em Ski Juvenil, a prova duriense serve como consagração do já campeão Manuel Leite.

O jovem da equipa Moto Galos Barcelos venceu todas as mangas e provas do campeonato, totalizando 250 pontos e detendo um avanço inultrapassável de 90 sobre Martim Brito (Clube Jet Ski Portugal). Fica a curiosidade de saber se Leite terminará a época como totalista de vitórias.

Quanto ao Nacional de Endurance, os 3 títulos a atribuir estão ainda em discussão.

Em GP1, Miguel Martins é o líder e enfrenta as ultimas duas mangas do campeonato com 28 pontos de avanço sobre Nelson Gomes, que amealhou até agora 88 pontos, tendo por isso tudo do seu lado para garantir o título.

Já a discussão do segundo lugar está presa por 4 pontos, já que Lino Araújo aparece em terceiro, com 84.

Em GP2, volta a ser Miguel Martins a se apresentar no comando da geral do campeonato. Aqui anda está mais descansado pois possuiu 35 pontos de vantagem sobre o mesmo Nelson Gomes e este está oito pontos distante de Lino Araújo, terceiro, com 97.

E não há duas sem 3.

Miguel Martins (quem mais…) comanda o campeonato de Veteranos com 21 pontos de vantagem sobre ( já adivinharam…) Nelson Gomes. Este por sua vez segura o 2º lugar mercê da vantagem de 16 pontos sobre Augusto Fernandes.

O Grande Prémio da Régua – Festa das Vindimas arrancará às 17.30 de amanhã, sábado, com a primeira das duas mangas do Nacional de Endurance, decorrendo a segunda logo de seguida.

No domingo, a manga inicial de Circuito tem hora marcada para as 10.00 horas com a segunda manga a acontecer após o almoço, pelas 14.30.

A cerimónia de entrega de prémios tem hora prevista para as 17.30 horas.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp