Federação Portuguesa de Motonautica

“Start to talk” contra o abuso sexual no desporto

IMG-20181122-WA0003-01

Associando-se à comemoração do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, que aconteceu a 18 de novembro, foi lançada hoje em Portugal a Campanha Europeia da «Start do Talk», dinamizada Conselho da Europa.

Esta iniciativa contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

A Federação Portuguesa de Motonáutica esteve no lançamento, representada pelo Presidente Paulo Ferreira, assumindo desde logo o líder da FPM “o compromisso da nossa Federação de integrar o rol de instituições vão aderir ao projeto, reconhecendo-lhe uma importância vital na proteção das crianças e dos jovens atletas”.

A campanha é um apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil. Ao aderir a este convite, os governos, clubes desportivos, associações e federações, bem como atletas e treinadores, comprometem-se a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso.

Sensibilizar o movimento desportivo para o abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto e estabelecer o compromisso do movimento associativo de “quebrar o silêncio” e de tomada de medidas concretas relativamente ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto.

“Start to talk” é sobre adultos quebrando o silêncio e dando voz às crianças.

O lançamento da Campanha em Portugal é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com organização do Instituto Português Juventude e Desporto (IPDJ), em parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e a Confederação Portuguesa de Associações de Treinadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp