Federação Portuguesa de Motonautica

Penafiel volta a receber o duelo entre a “armada” portuguesa e a “nata” dos pilotos mundiais!

UIM-ABP AQUABIKE CLASS PRO CIRCUIT WORLD CHAMPIONSHIP – GRAND PRIX of SHARJAH, Sharjah - UAE, 10th - 14th December 2018

GRAND PRIX DE PORTUGAL

AQUABIKE EUROPEAN CHAMPIONSHIP

Pelo terceiro ano consecutivo, de 3 a 5 de maio, a Marina de Entre-os-Rios, em Eja, Penafiel, será o epicentro da etapa lusitana do Campeonato da Europa de Aquabike.

Desta feita, a prova tem honras de abertura do Campeonato Europeu da modalidade, com duas dezenas de nações, por se distribuem mais de oitenta pilotos, a prometerem duelos inesquecíveis no circuito marcado nas águas do Douto e do Tâmega.

Numa prova de grandes decisões, a ambição é elevada.

Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica destaca “o aumento de importância deste Grande Prémio que, ano após ano, se consolida como uma das melhores provas organizadas a nível mundial”. Paulo Ferreira aponta a “fantástica lista de inscritos e o reforço dos meios técnicos colocados ao serviço do evento como a maior garantia de que vamos ter uma excelente prova, com grande impacto mediático e junto do público”.

O presidente da FPM realça o “rico programa de competição e de animação que vai transformar este evento numa enorme festa, um verdadeiro fim-de-semana de grande espetáculo para pilotos, equipas e espectadores, promovendo Entre-os-Rios, Penafiel e Portugal, no mundo inteiro.”.

Na prova inaugural do Campeonato Europeu de Aquabike 2019, estarão em prova as categorias GP1, GP1 Veterans, GP2, GP4 e Run Ladies GP4, bem como as categorias RUN GP1, RUN Ladies GP1, RUN Veterans, RUN GP2, RUN GP3, RUN GP3 Junior 3.3 e RUN GP3 Junior 3.2 nos SKI.

O GP de Portugal incluiu ainda uma disciplina de Freestyle que, como o nome indica, é uma competição de figuras acrobáticas e não de competição pura.

Mas o que são as Runabout?

Falamos das, normalmente, chamadas motas de água (condução sentada), com motores Rotax, Yamaha ou Kawasaki a 4 tempos.

A Categoria GP1 apresenta-se como a “rainha” da modalidade com as motos a terem um peso mínimo de 300kg e a serem equipadas com motores turbo, até 2000cc e muita liberdade na preparação, atingindo os  450 cavalos de potência.

Os SKI são motos conduzidas de pé e habitualmente chamadas de jetski.

Os RUN Ski GP1 estão no topo da modalidade.

UIM – ABP AQUABIKE EUROPEAN CHAMPIONSHIP UIM – ABP AQUABIKE JUNIOR WORLD CHAMPIONSHIP, Penafiel – Portugal, 13-15 July 2018

Debitam cerca de 190 cavalos, utilizando motorizações de 1000cc com turbo ou 1600cc sem turbo, grande liberdade de preparação e pesando até 135kg, permitindo-lhes atingir grandes velocidades, mercê da excelente relação peso/potência.

As marcas nipónicas Kawasaki e Yamaha e as suas motorizações a 2 ou 4 tempos, são hegemónicas nesta modalidade.

O programa do Grande Prémio de Portugal de Aquabike vai muito para lá da competição.

A noite de Sábado será de festa, com um concerto de Quim Barreiros, um espetáculo pirotécnico e animação musical garantida pela conhecida DJ e socialite Merche Romero.

Quanto ao horário de competição, os treinos livres de todas as classes decorrem a partir do meio dia de sexta-feira. A luta pela grelha de partida está marcada para as 15.20.

No sábado, as corridas têm início às 9.00, enquanto no domingo a hora de arranque está marcada para as 11 da manhã.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp