Federação Portuguesa de Motonautica

Foi de dia de “tempestade lusitana” em Penafiel!

MXL_0354

Levando ao rubro o muito público, Gonçalo Rodrigues triunfou nas suas duas corridas e Cristophe Agostinho saiu vencedor da Corrida 2 na categoria rainha, colocando-se os dois portugueses bem perto da vitória final nos seus duelos!

O segunda dia de competição do campeonato da Europa de Aquabike foi verdadeiramente “de encomenda”. Sol, calor, pouco vento, águas tranquilas, paddock repleto e muito público. Todos os ingredientes que justificam a aposta numa prova internacional desta envergadura.

Como corolário, a emoção e o aplauso dos presentes a coroar uma exibição perfeita do jovem açoriano Gonçalo Rodrigues.

Na Categoria Ski GP3, o chamado “Furação dos Açores” está intratável para a concorrência.

Mais rápidos nos treinos de sexta, não deu veleidades aos adversários e venceu e convenceu nas duas corridas, colocando-se assim numa posição privilegiada para reclamar a vitória final, nesta primeira jornada do Europeu.

Já entre os Runabout GP1, categoria onde pululam as motas de água mais potentes, Cristophe Agostinho começou a defender o seu duplo título europeu da melhor maneira.

A braços com problemas mecânicos que o afetaram nos treinos, meteu “faca nos dentes”, sendo segundo na Corrida 1, atrás do sueco Samuel Johansson e, na Corrida 2, deu um recital de condução que o levou a uma justíssima vitória e o colocou na liderança da classificação. Domingo promete e o hino português no pódio final pode ser uma realidade!

Nos Runabout GP2, dois pilotos vão enfrentar a corrida decisiva de amanhã, empatados no comando. Se Edvin Samuelsson reclamou a vitória na Corrida 1, suplantando o polaco Konrad Wrobel, viu este devolver-lhe a façanha na Corrida 2, relegando o sueco para o 2º posto. Estão ambos no comando com 47 pontos e já destacados dos demais.

Entre os Runabout GP4 as vitórias também foram repartidas. O espanhol Pedro Palau foi o mais forte na corrida inicial, cabendo ao estoniano Mattias Siimann almejar a vitória no segundo duelo,  à tarde. Estão empatados, liderando, com 45 pontos.

O alemão Robert Wallenbosn está a dominar, a seu belo prazer, as lides entre os Runabout Veterans. Venceu destacado as duas corridas e soma 50 pontos.

Keri Attila, da Hungria e o sérvio Reiner Eidner repartem o segundo posto, a 8 pontos do líder.

Kevin Reiterer é dono e senhor das lides entre os Ski GP1. Na categoria suprema dos jetski, o austríaco que corre pelo Team Victory, do Dubai, simplesmente foi demasiado forte e venceu sem qualquer oposição as duas corridas realizadas.

Não dá qualquer hipótese às suas concorrentes. De seu nome Emma-Nellie Ortendhal. É sueca e não apenas venceu as duas mangas da categoria Ski Ladies GP1, como deixou a concorrência sempre a quase 20 segundos de distância.

Nesta categoria, as cores de Portugal são defendidas por Joana Graça. A nossa internacional logrou terminar a Corrida 2 em 8º, depois de ter sido 10ª colocada na corrida de arranque.

Nos Ski GP2, quatro pilotos vão arrancar amanhã na Corrida 3, separados por 4 pontos na classificação.

Mercê de dois 2ºs lugares, o italiano Andrea Guyidi encara o “tira-teimas” final no comando, com 44 pontos.

Um ponto atrás, está Slaven Ivancic, da Croácia, vencedor da Corrida 2, aparecendo com 40 pontos o português Rui Sousa, terceiro em ambos os embates e Jasmin Ypraus, da Estónia, que após vencer a Corrida 1, foi apenas 6º na Corrida 2.

Nos Ski Junior 3.2, o estoniano Ander-Hubert lauri está a dominar. Venceu as duas corridas mas tem logo atrás de si o jovem português Manuel Leite, segundo em ambos os confrontos e à espreita de um deslize do líder.

Entre os Ski Junior 3.3, o finlâncês Severi Salonen está no comando, mercê da vitória na Corrida 1, a que adicionou um 2º lugar na Corrida 2.

Com 47 pontos, tem dois de avanço sobe Mattias Reinas, 4º e 1º, respectivamente, nos dois embates. Matteo Valente aparece em 3º, com 40 pontos.

Nos Ski Veterans, domínio do lituano Janis Uzars que terminou as duas corridas na frente, com uma distância de “calendário” para a concorrência em prova.

Finalmente, na disciplina de Freestyle, o atual campeão europeu Roberto Mariani, foi o mais pontuado nas duas mangas de exibição, e comanda destacado.

O português Paulo Nunes, atual vice-campeão europeu e do mundo, está a realizar uma excelente prova, apesar de lesionado, sendo quarto classificado.

O dia de amanhã, domingo, é o das decisões. As corridas finais terão início às 11 horas, com a cerimónia protocolar marcada para o fecho da tarde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp