Federação Portuguesa de Motonautica

Aquabike

Este é um mundo de Pura Adrenalina!

O Aquabike assume-se como uma das modalidades dentro dos desportos náuticos com maior expansão contínua e sustentada.

Em Portugal, a exemplo do que sucede nos 4 cantos do mundo, o Aquabike tem atraído pilotos para as suas diversa categorias, contribuindo para tal o facto do nosso país  acolher provas do mais alto nível internacional, tais como o Europeu de Elite e Mundial Júnior, disputados em Penafiel e a Copa Ibérica, em Marco de Canaveses.

O campeonato Nacional está também a viver uma forte expansão, incrementando o seu ritmo competitivo.

 

RUNABOUT

Mas o que são as Runabout?

São as normalmente chamadas motas de água (condução sentada), com motores Rotax, Yamaha ou Kawasaki a 4 tempos.

A Categoria GP1 apresenta-se como a “rainha” da modalidade com as motos a terem um peso mínimo de 300kg e a serem equipadas com motores turbo, até 2000cc e muita liberdade na preparação, atingindo os  450 cavalos de potência.

As GP2 são motos com a mesma cilindrada e tipo de motorização, mas com um peso mínimo de 310kg e limitações de preparação que reduzem a potência a um limite de 300 cavalos. 

Já a categoria GP4 é a que mais se aproxima das motos de série, sendo uma categoria de entrada para os pilotos que começam a competir a este alto nível.

Os motores têm uma capacidade máxima de 950cc, sem turbo-compressor, desenvolvendo cerca de 100 cavalos. O peso mínimo está estabelecido nos 180kg.

JET-SKI

A divisão de categorias nos Ski obedece à mesma hierarquia competitiva.

Os Ski GP1 estão no topo da modalidade.

Debitam cerca de 190 cavalos, utilizando motorizações de 1000cc com turbo ou 1600cc sem turbo, grande liberdade de preparação e pesando até 135kg, permitindo-lhes atingir grandes velocidades, mercê da excelente relação peso/potência.

Os GP2 tem uma potência máxima inferior em 30 cavalos aos jetski da categoria máxima, devido às restrições de preparação nos motores com cilindradas de 750cc com turbo ou 1600cc sem turbo, sendo o peso mínimo também de 135kg.

Ski GP3 ( max 800cc a 2 tempos preparação limitada peso mínimo de 135kg cerca de 90hp)

São os normalmente chamados JetSki ( condução de pé).

As marcas nipónicas Kawasaki e Yamaha e as suas motorizações a 2 ou 4 tempos, são hegemónicas nesta modalidade.