Federação Portuguesa de Motonautica

Em Cádiz a “armada lusa” venceu em toda a linha!

lino araujo

Copa Ibérica de Aquabike 2018  

Para Portugal vieram 8 dos títulos em discussão na Copa Ibérica 2018, numa demonstração de superioridade quase total por parte dos pilotos lusos. 

Lino Araújo, aos comandos de uma moto com as cores da Augus Racing / Team Moto Galos sagrou-se campeão da Copa Ibérica 2018 na Categoria RUNABOUT GP1, ao cortar a linha de meta do Grande Prémio de Cádiz de Aquabike na 2ª posição, dando assim um saboroso título à sua equipa e a Portugal na categoria considerada “rainha” da modalidade.

Na corrida realizada na baía da cidade do sul de Espanha, o mais forte foi o espanhol Ismael Rojas, que acabaria por subir a segundo na classificação final do campeonato. Francisco Gonzalez completou o pódio ibérico desta categoria.

Os três pilotos repetiriam o feito na Categoria RUNABOUT GP2, só alternando as posições.

Mas isso foi apenas entre os dois pilotos que falam a língua de Cervantes, já que Lino Araújo tornou-se a figura do dia e da Copa Ibérica ao sagrar-se campeão também em GP2, curiosamente concluindo a sua prestação em Cádiz com um 2º lugar.

A vitória foi, de novo, para um dominante Ismael Rojas, só que, desta feita, tal só lhe permitiu ser 3º na copa, enquanto Gonzalez garantia o 2º posto final.

Passando às categorias SKI, foi da Pérola do Atlântico que veio o talento que deu mais um título a Portugal, desta feita em SKI GP1.

De seu nome, Henrique Rosa Gomes que, correndo a defender as cores do Marítimo Sport Club, defendeu a sua ambição ao título comum 3º lugar prova, atrás do seu compatriota Rui Sousa (Samuka Racing), vitorioso em Cádis e vice-campeão no computo do campeonato.

Carlos Vela Senadres foi 2º na corrida e terminou o campeonato na 3ª posição.

Depois do “tufão” os Açores levaram até Cádis um “furacão”!

Chama-se Gonçalo Rodrigues, representa o Clube Naval de Ponta Delgada e simplesmente “arrasou” na categoria SKI GP3 ao longo da Copa Ibérica, vencendo todas as mangas das duas corridas do calendário. É que se se chama de um título “sem espinhas”!

O Clube Naval de Ponta Delgada comemorou aqui um delicioso “um-dois”, já que Vitorino Rodrigues foi 2º na prova e vice-campeão no fecho da competição.

Matteo Valente foi 3º em Cádiz, enquanto outro português, Sebastião Fragoso, assegurava a mesma posição no final do campeonato.

Quanto às corridas de Endurance, disputadas durante o domingo, o domínio português foi também avassalador.

Na Categoria ENDURANCE GP1 Augusto Fernandes esteve imperial, dominando ambas as mangas e alcançando a vitória na corrida, na frente dos espanhóis Eduardo Salar e Francisco Gonzalez, respectivamente, segundo e terceiro.

Se a vitória na corrida foi para o piloto da Augus Racing, o titulo ibérico sorriu a Nuno Espinha.

Mesmo tendo sido apenas 9º em Cádiz, colocou as cores da Moto Espinha no degrau mais alto da Categoria, mercê sobretudo da sua prestação em Marco de Canaveses, na primeira prova do campeonato.

Já Augusto Fernandes acabaria por se sagrar vice-campeão ibérico.

Curiosamente, também na Categoria ENDURANCE GP2 o título acabaria por ir parar às mãos de um piloto que ficou fora do pódio nesta prova andaluza.

Nas águas mediterrânicas de Cádiz, os espanhóis Francisco Gonzalez e Juan Verdu dividiram as vitórias nas mangas, com Gonzalez a vencer no somatório de pontos, quedando-se Verdu pelo 2º lugar. Jose Salas completou o pódio exclusivamente espanhol mas quem comemorou o título foi o piloto da Augus Racing / Moto Galos Miguel Martins, a quem o 8º lugar na corrida foi suficiente para alcançar o título de campeão.

Lino Araújo, seu colega de equipa, sagrou-se vice-campeão da Copa Ibérica, terminando a corrida de Cádiz no 4º posto.

A Augus Racing / Moto Galos comemorou assim uma saborosa “dobradinha” nesta categoria.

Entre os mais jovens, a garra e o talento dos “jovens lobos” lusitanos foram barreira intransponível para as aspirações espanholas.

Na Categoria SKI JUNIOR, soprou um “furioso tufão” vindo dos Açores e que “arrasou” a concorrência em Cádis.

Vitorino Rodrigues ( Clube Naval Ponta Delgada ) venceu e convenceu as 3 mangas, repetindo o feito de Marco de Canavezes, e sagrando-se campeão da Copa Ibérica 2018 invicto. O seu talento está a transforma-lo de jovem promessa em perfeita certeza!

O mesmo se pode dizer do jovem portuense Matteo Valente.

Representando o Team Moto Galos, Matteo foi segundo em Cádiz, posição que lhe permitiu sagrar-se vice-campeão da Categoria.

Aliás, o pódio de Cádis refletiu a papel químico o pódio final na Copa Ibérica, já que Diogo Barbosa (KeVRacing) fechou o pódio na prova e no campeonato, dando mais um excelente resultado às cores nacionais.

Em Cádiz não houve prova da Categoria SKI JUVENIL, pelo que o título foi atribuído através dos resultados na prova de Marco de Canaveses.

Assim, Manuel Leite deu mais um título ibérico ao Team Moto Galos, sendo secundado por Martim Brito (Clube Jet Ski Portugal) e Madalena Barata, que fecharam o pódio da categoria.

No final, Paulo Ferreira, Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, não escondia a ”a imensa felicidade por mais 8 títulos alcançados por pilotos portugueses, dando conta do excelente nível competitivo da modalidade em Portugal”. O dirigente máximo da FPM, deu especial destaque “ao alto nível demonstrado pelos nossos jovens dos escalões de formação, provando, uma vez mais, quão certa está a aposta forte que estamos a fazer no apoio á formação em todas as modalidades. São eles o nosso futuro!”. Paulo Ferreira deixou ainda uma palavra “de agradecimento à Federación Andaluza de Motonáutica pelo magnífico trabalho que desenvolvemos em parceria e que, seguramente, terá continuidade no futuro”.

O Aquabike nacional não vai ter tempo para descanso.

Já no próximo fim-de-semana, o Campeonato Nacional tem a 5ª e última prova da temporada.

Será na Régua, integrada na Festa das Vindimas e utilizando o magnífico plano de água do rio Douro, que assistiremos ao corolário da época de 2018.

O espectáculo está mais do que garantido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp