Federação Portuguesa de Motonautica

Fórmula Futuro

O que é a Fórmula Futuro

É a porta de entrada de crianças e jovens para o mundo da motonáutica. O seu regulamento divide a competição em 5 categorias, correspondentes às respetivas faixas etárias. 

As classes 1, 2 e 3 incluem crianças com idades entre os 8 e 9 anos, 10 e 11 e 12 e 13 anos, respetivamente.

Utilizam embarcações pneumáticas com quilha rígida, punho de domando com acelerador e um motor fora de borda com potência máxima de 8 ou 10 cavalos, consoante seja a dois ou a quatro tempos. 

As classes 4 e 5 são para jovens entre os 14 e 15 anos e entre 16 e 18 anos, respetivamente. As embarcações são diferentes das classes anteriores. Continuam com uma estrutura pneumática com quilha rígida, mas possuem volante e uma caixa de comando para acelerador e marcha a ré. São equipadas com um motor fora de borda que debita uma potência máxima de 15 cavalos. 

As provas contemplam várias mangas, distribuídas por um circuito de manobras e um circuito slalom. Ambos são marcados no plano de água por boias. 

Para além dos tempos alcançados, o regulamento prevê penalizações para toques nas boias ou erros em manobras incluídas na competição.