Federação Portuguesa de Motonautica

João Paulo Rebelo nomeado Embaixador da Motonáutica

MXL 47

Motonáutica unida em noite de gala

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto foi agraciado numa noite de festa e de consagração, com mais de duzentos convidados estiveram presentes e que coroou da melhor forma o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Motonáutica ao longo de 2018.

O auditório mor da Cidade do Futebol transformou-se num plano de água com lotação esgotada, sendo por uma noite, o palco ideal para a família da motonáutica lusitana acolher os seus membros, parceiros institucionais e patrocinadores.

Foi uma noite de agradecimento, transmitido de forma profunda por Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, no seu discurso de abertura da festa.

O líder da FPM enalteceu de forma individual “todo o meu profundo agradecimento a quantos nos ajudam a construir esta nova era da FPM, desde as instituições públicas e seus dirigentes, aos nossos patrocinadores, hoje verdadeiros amigos, a quem muito devemos por tudo quanto nos dão!”. Paulo Ferreira apelou ainda “à unidade de todos quantos pertencem à Motonáutica para que possamos continuar o nosso trabalho em prol do desenvolvimento das modalidades, principalmente no reforço da qualidade dos serviços e das provas e, em especial, da formação de jovens atletas e pilotos, para assim garantirmos o futuro”. Não escondendo “a felicidade que sinto por ver esta sala assim, quero que saibam que podem contar comigo e com a minha Direção, desejando poder contar com todos. Só unidos seremos mais fortes e tornaremos a Motonáutica novamente uma referência no desporto nacional!”.

E foi das mãos de Paulo Ferreira, que João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, recebeu a chancela de Embaixador da Motonáutica, nos momentos que antecederam o seu discurso que, por sua vez, encerrou a Gala, naquele que foi um dos momentos altos da cerimónia.

O governante agradeceu a distinção, salientando “a honra que sinto por poder estar aqui, nesta grande festa da Motonáutica, que prova o bom momento que esta Federação e as suas modalidades atravessam”. O membro do Governo salientou todo o trabalho desenvolvido pela nova Direção da FPM, que felicitou, sobretudo pela forte aposta “na formação de jovens atletas e pilotos, na defse da ética e no combate à violência no desporto, para além do desenvolvimento de novas tecnologias limpas aplicadas à competição, áreas que muito acarinhamos e apoiamos, pela importância que têm para o desporto nacional”.

Pelo palco desfilaram dezenas de pilotos e atletas, para receberem a sua merecida consagração, pelos títulos ou presenças nos pódios finais dos campeonatos de Aquabike 2017 e 2018, bem como das modalidades de Ski Náutico/Wakeboard, Barcos e Fórmula Futuro, no que concerne aos campeonatos da época que agora chega ao seu fecho.

Entre os momentos altos da noite estiveram a apresentação da campanha europeia Start to Talk e do barco solar SR02, nova aposta do projeto Técnico Solar Boat.

A campanha Start to Talk é dinamizada a nível europeu pelo Conselho da Europa e promovida em Portuga, pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com organização do Instituto Português Juventude e Desporto (IPDJ), tendo a FPM aderido prontamente à iniciativa.

A campanha é um apelo do Conselho da Europa para que as autoridades públicas e o movimento desportivo em particular, ponham fim ao abuso sexual infantil. Ao aderir a este convite, os governos, clubes desportivos, associações e federações, bem como atletas e treinadores, comprometem-se a tomar medidas concretas para prevenir e responder ao abuso.

Depois foram 11 magníficos estudantes integrantes do projeto Técnico Solar Boat a subir ao palco para receber o Prémio Inovação 2018 da FPM e apresentarem oficialmente o barco solar SR02, nova “montada” para competir em 2019.

Assume-se como um passo ambicioso, com os estudantes a darem agora a conhecer todo o árduo trabalho de investigação e desenvolvimento que conduziu à construção de um barco com um design novo, mais leve, mais eficiente e mais rápido.

O projeto Técnico Solar Boat, assumido pela Federação Portuguesa de Motonáutica e pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, com o apoio da Fundação do Desporto.

A noite reservou ainda um momento para a entrega dos Prémios Prestígio.

Entre eles, destaque para os que premiaram as novas “fornadas” de atletas.

O Prémio Revelação destacou Pedro Moura, Jr e Benedita Pais entre os jovens “lobinhos do mar” da Fórmula Futuro. Bernardo Mira foi o distinguido nos Barcos. Já Manuel Leite, Lino Araújo e Miguel Martins foram os galardoados no Aquabike, enquanto Sara Sousa merecia igual distinção no Ski Náutico. Matteo Valente recebeu o prémio Júnior do Ano, enquanto Duarte Benavente via toda a sua carreira premiada com o Prémio Piloto F1 e Filipe Filipe recebia a distinçãoo como Piloto Internacional do Ano.

Mário Garcia foi o Treinador do Ano de Aquabike, com Luís Miguel Ribeiro a receber o galardão de Diretor do Ano de F1 Powerboat. A nível nacional, foi Frederico Jorge a ser distinguido como Diretor de Prova do Ano. Por sua vez, Miguel Valente subiu ao palco para receber o Prémio Comissário Internacional do Ano.

Entre as organizações, foram distinguidas a Câmara Municipal de Penafiel como Organizadora do Ano de Provas de Aquabike, cabendo ao Clube Náutico da Figueira da Foz erguer o troféu referente a Organizador do Ano de Fórmula Futuro.

A Gala ostentou o seu corolário na entrega dos Galardões de Honra.

Vítor Pataco, Presidente do IPDJ, foi distinguido como Personalidade do Ano.

Arnaldo Magalhães, decano dos pilotos de motonáutica, foi agraciado com o Prémio Carreira.

Já Jorge Silva viu os seus 25 anos devotados à FPM merecerem o Prémio Reconhecimento, enquanto António Tunes era reconhecido na Gala com o Prémio Dedicação, pelo trabalho desenvolvido, mormente na defesa da ética no desporto. Quanto a António Feu, histórico piloto e dirigente, foi nomeado presidente Honorário da FPM.

Foram quase 3 horas de espectáculo que prenderam todos os presentes na sala, transformando esta Gala numa noite para recordar.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp