GRAND PRIX DE PORTUGAL
AQUABIKE EUROPEAN CHAMPIONSHIP
Pelo terceiro ano consecutivo, de 3 a 5 de maio, a Marina de Entre-os-Rios, em Eja, Penafiel, será o epicentro da etapa lusitana do Campeonato da Europa de Aquabike.
Desta feita, a prova tem honras de abertura do Campeonato Europeu da modalidade, com duas dezenas de nações, por se distribuem mais de oitenta pilotos, a prometerem duelos inesquecíveis no circuito marcado nas águas do Douto e do Tâmega.
Numa prova de grandes decisões, a ambição é elevada.
Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica destaca “o aumento de importância deste Grande Prémio que, ano após ano, se consolida como uma das melhores provas organizadas a nível mundial”. Paulo Ferreira aponta a “fantástica lista de inscritos e o reforço dos meios técnicos colocados ao serviço do evento como a maior garantia de que vamos ter uma excelente prova, com grande impacto mediático e junto do público”.
O presidente da FPM realça o “rico programa de competição e de animação que vai transformar este evento numa enorme festa, um verdadeiro fim-de-semana de grande espetáculo para pilotos, equipas e espectadores, promovendo Entre-os-Rios, Penafiel e Portugal, no mundo inteiro.”.
Na prova inaugural do Campeonato Europeu de Aquabike 2019, estarão em prova as categorias GP1, GP1 Veterans, GP2, GP4 e Run Ladies GP4, bem como as categorias RUN GP1, RUN Ladies GP1, RUN Veterans, RUN GP2, RUN GP3, RUN GP3 Junior 3.3 e RUN GP3 Junior 3.2 nos SKI.
O GP de Portugal incluiu ainda uma disciplina de Freestyle que, como o nome indica, é uma competição de figuras acrobáticas e não de competição pura.
Mas o que são as Runabout?
Falamos das, normalmente, chamadas motas de água (condução sentada), com motores Rotax, Yamaha ou Kawasaki a 4 tempos.
A Categoria GP1 apresenta-se como a “rainha” da modalidade com as motos a terem um peso mínimo de 300kg e a serem equipadas com motores turbo, até 2000cc e muita liberdade na preparação, atingindo os 450 cavalos de potência.
Os SKI são motos conduzidas de pé e habitualmente chamadas de jetski.
Os RUN Ski GP1 estão no topo da modalidade.
Debitam cerca de 190 cavalos, utilizando motorizações de 1000cc com turbo ou 1600cc sem turbo, grande liberdade de preparação e pesando até 135kg, permitindo-lhes atingir grandes velocidades, mercê da excelente relação peso/potência.
As marcas nipónicas Kawasaki e Yamaha e as suas motorizações a 2 ou 4 tempos, são hegemónicas nesta modalidade.
O programa do Grande Prémio de Portugal de Aquabike vai muito para lá da competição.
A noite de Sábado será de festa, com um concerto de Quim Barreiros, um espetáculo pirotécnico e animação musical garantida pela conhecida DJ e socialite Merche Romero.
Quanto ao horário de competição, os treinos livres de todas as classes decorrem a partir do meio dia de sexta-feira. A luta pela grelha de partida está marcada para as 15.20.
No sábado, as corridas têm início às 9.00, enquanto no domingo a hora de arranque está marcada para as 11 da manhã.