Federação Portuguesa de Motonautica

Portimão ao rubro!

MXL_2065

Milhares de pessoas estiveram na foz do rio Arade, presenciando um dia de grande espetacularidade. O Mundial de F1 está a ser um grande espectáculo.

O Circuito do Rio Arade, em Portimão, com 1,937 km de extensão, é o desafio que os pilotos do Campeonato do Mundo UIM F1H2O estão a enfrentar, neste fim-de-semana, na segunda jornada de 2019 para o mais importante campeonato internacional da modalidade

Será o 18º Grande Prémio de Portugal, com os pilotos a procurar garantir seus primeiros pontos da temporada, após, em março último, a abertura da temporada, em Dammam, na Arábia Saudita, ter sido abortada, devido às más condições atmosféricas.

O atual campeão Shaun Torrente regressa ao Algarve para defender o título do Grande Prémio.

E começou essa defesa da melhor maneira, ao garantir a “pole” para a corrida de amanhã, numa sessão de treinos cronometrados onde os dois pilotos do Team Abu Dhabi dominaram, sobretudo na hora da verdade.

A qualificação, a exemplo do que acontece na Fórmula 1 com quatro rodas, é dividida em três partes.

Os 19 pilotos do campeonato competiram pelas 12 melhores posições, durante os 20 minutos do Q1. Depois, batalharam durante quinze minutos no Q2 pelos seus melhores lugares, que davam acesso ao Q3, onde se discutiu a “pole”.

Shaun Torrente foi 2º no Q1, a um centésimo do melhor tempo, apenas 3º no Q2 mas, quando foi preciso, puxou dos galões de campeão e foi melhor no Q3, garantindo a supremacia com um tempo de 0:42.58 segs, sendo mais rápido apenas oito centésimos do que o seu colega Thani Al Qemzi.

O português Duarte Benavente não teve uma sessão fácil, ao não conseguir melhor do que o 13º lugar da grelha. O piloto do F1 Atlantic Team considera que a sessão “foi muito difícil, onde todos rodaram muito perto em termos de tempos e onde fomos condicionados por um problema eléctrico, que nos tirou a possibilidade de rodar mais rápido”.

Para a corrida de amanhã, o vice-campeão da Europa promete “entrar para lutar pelos lugares cimeiros. Se a água estiver como hoje, vais ser uma corrida muito dura, onde qualquer deslize será fatal. Vamos tentar aproveitar os erros alheios e não cometer nenhum”.

A hora de todas as decisões está marcada para as três e meia da tarde de domingo. A corrida será transmitida em direto, pela RTP2.

Pedro Fortuna na luta pelo pódio em F4

O muito público presente neste segundo dia de Mundial, em Portimão, vibrou com a exibição de Pedro Fortuna, único português a participar na corrida reservada aos Fórmula 4-S.

A classe F4-S é a porta de entrada para o mundo dos catamaran de alta competição, sendo por isso um “viveiro” para futuros craques do expoente máximo da motonáutica.

Tem tido tem uma evolução dinâmica, com campeonatos nacionais a decorrer em vários países, tais como, Hungria, Letônia, Finlândia, França, Grande Bretanha, Alemanha, Suécia e Itália, sendo também a disciplina de suporte a todos os eventos de Fórmula 1.

Os F4-s utilizam motores Mercury de 4 cilindros, a 4 tempos, com 1000cc, debitando 60 cavalos de potência. Uma dezena alinharam em Portimão.

E desde o primeiro treino que se percebeu que o português Pedro Fortuna iria ter uma palavra a dizer.

Pedro Fortuna, que defende as cores do Team Amaravati, está a competir com um barco que desconhecia à chegada a Portimão, notando-se ainda alguma dificuldade na adaptação, compensada com um talento e uma garra que lhe permitem estar a lutar pelo pódio final.

Mesmo assim, foi 3º nos treinos cronometrados e protagonizou uma luta titânica com o chinês Bingchen WU ((CTIC F1 Shenzhen China Team) pelo 3º lugar na Corrida 1.

Manteve a posição no arranque mas uma boia mal abordada, fazendo perder a trajetória, permitiu ao chinês a ultrapassagem. Até ao fecho, Fortuna tudo tentou para recuperar a posição mas o chinês defendeu-se sempre com êxito.

Mesmo assim, o 4º lugar final coloca-o na luta pelo pódio, que irá ser decidido na segunda e derradeira corrida, marcada para as 14:40 horas de domingo. Pedro Fortuna partirá de segundo, mercê de outra excelente exibição nos treinos cronometrados para a Corrida 2.

A vitória nesta corrida inicial sorriu a Ahmed Al Fahim, piloto dos Emirados Árabes Unidos, que representa a equipa do Dubai Victory Team.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp