O Município da Lourinhã e a Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) assinaram um protocolo de cooperação com o objetivo de garantir que a Lourinhã receberá a primeira etapa do Campeonato do Mundo de Freeride em 2019, 2020 e 2021.
O protocolo foi assinado no âmbito da apresentação da etapa de 2019, que tem data marcada para os dias 26, 27 e 28 de abril, na Praia da Areia Branca.
A apresentação da prova teve lugar no Salão Nobre do Edifício dos Paços do Município, na Lourinhã.
Durante a cerimónia, o presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, Paulo Ferreira, destacou as potencialidades do território, das ondas e revelou-se surpreso com o empenho do Município da Lourinhã e dos seus técnicos nas primeiras reuniões de trabalho.
“A proposta da Lourinhã gerou-me surpresa e quando vim pela primeira vez à Praia da Areia Branca fiquei surpreendido pela positiva e maravilhado com a praia. A Nazaré, que acolheu esta etapa nos últimos anos, foi excelente…mas porque a Lourinhã ainda não tinha aparecido. Temos condições reunidas para fazer o campeonato do mundo e podemos ter aqui, no futuro, a melhor etapa do Campeonato do Mundo. Concorremos com países como a Austrália, os Estados Unidos, o México, mas temos aqui muita qualidade”, concluiu.
O presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, aproveitou para enaltecer a importância deste evento para o desenvolvimento do concelho.
“Acreditamos que a organização destes eventos no concelho da Lourinhã contribuem para a promoção do nosso território e dos seus potenciais naturais, mas também económicos, alavancando o tecido empresarial e social do concelho. A realização de provas de cariz nacional e internacional é um dos compromissos que assumimos com os lourinhanenses e a concretização destas medidas é a materialização das competências da autarquia na atração de investimentos externos”, frisou o autarca.
O momento contou ainda com a presença de António Morais, presidente da Assembleia Geral da FPM, que tem ligações antigas à Lourinhã e num discurso emocionado revelou que o objetivo é fazer desta etapa “a melhor do Campeonato do Mundo”.
A prova foi posteriormente apresentada por Luís Centeno Fragoso, organizador do Freeride Portugal e membro da Direção da Federação Internacional – IFWA.
Nesta apresentação à imprensa marcou presença o surfista português Nic Von Rupp, que deixou em aberto a possibilidade de passar pela Praia da Areia Branca entre os dias 26, 27 e 28 de abril.
“Nunca assisti a nenhuma etapa e há a possibilidade de passar por cá”, garantiu.
Em prova, cada piloto disputa, numa corrida a dois, uma manga de oito minutos, onde o seu talento e habilidade são avaliados por um júri internacional, composto por cinco membros, que avaliam parâmetros como: nível de dificuldade, estética, nível de risco e fluidez da atuação.
Numa terra onde há milhares os dinossauros deixaram o seu rasto, o Freeride vai agora deixar a sua marca, tanto na Lourinhã como nas ondas da Praia da Areia Branca. O evento promete gerar entusiasmo e tem transmissão assegurada em mais de 45 países através de LiveStream, pelo canal da revista digital JetskiNworld.
Com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, este evento é realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Motonautica e a PJSBA – Portugueses Jet Sports Boating Association, formada por amantes de jet ski e motas de água, e conta ainda com diversas atividades paralelas.
O Campeonato do Mundo de 2019 de Freeride tem ainda na agenda a passagem por países como Austrália, Estados Unidos da América, México, França, Inglaterra e Japão.
Para mais informações consulte o site https://www.ifwaworldtour.com/ ou a página de facebook Freeride Portugal.