Diogo Barbosa vice-campeão Ski Junior 3.3 e Manuel Leite foi 3º e subiu ao pódio em Ski Junior 3.2. Resultados auguram grande futuro para a modalidade!
Esteve quase a acontecer um título mundial júnior para as cores nacionais, em Portimão.
Diogo Barbosa chegou a liderar, vencendo mesmo a segunda das três corridas do programa reservado à categoria Ski Junior 3.3, integrada no Campeonato do Mundo de Aquabike, que decorreu em Portimão.
O jovem de Viana do Castelo esteve ao mais alto nível, conseguindo reunir os pontos necessários para um brilhante 2º lugar final, numa prova vencida pelo agora campeão do mundo, o norueguês Theodor Liseth.
Nesta mesma categoria, destaque ainda para a boa exibição de Matteo Valente, com o jovem do Porto a lutar pelo pódio, terminando em quinto, resultado que releva uma penalização que sofreu, devido a falsa partida.
Ainda nesta categoria, competiram mais três “jovens lobinhos” lusitanos.
Luísa Beja foi oitava, seguida de Luna Garcia, em nono e de Diogo Garcia no décimo lugar.
João Inverneiro foi décimo segundo colocado.
O segundo pódio nacional aconteceu na categoria Ski Junior 3.2.
O portuense Manuel Leite esteve sempre muito competitivo e mereceu por inteiro esta presença na cerimónia final de um mundial, conquistando o terceiro lugar e dando garantias de vir a ter um magnífico futuro internacional.
Martim Marques e Martim Brito secundaram o colega de seleção, sendo, quarto e quinto, respectivamente.
Para Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, estes resultados nos escalões de formação revelam “o crescente nível que a formação tem apresentado, justificando por inteiro a aposta e o esforço da Federação em apoiar estes fantásticos jovens pilotos”, referindo ainda que “a nossa aposta é para continuar e para reforçar nos tempos próximos e em todas as modalidades!”.
Em Runabout GP1, categoria rainha da modalidade, o bicampeão europeu Christophe Agostinho alcançou um 5º lugar final, numa ronda inaugural do campeonato que revelou um altíssimo nível competitivo e onde o “rider” português mostrou, uma vez mais, ser um dos melhores do mundo.
Destaque ainda para mais duas boas actuações nacionais. Patrick Agostinho e Lino Araújo não temeram a menor experiência em provas desta dimensão e bateram-se que nem leões com a forte concorrência, garantindo dois dos lugares do Top 10, ao terminarem em nono e décimo, respectivamente. A prova foi vencida por Rashed Al Tayer, dos Emirados Árabes Unidos.
A “esquadra” portuguesa esteve ainda representada em Portimão pelos internacionais Joana Graça e Paulo Nunes.
A competir na categoria Ski GP1 Ladies, Joana Graça voltou a correr condicionada por uma lesão, mas nem por isso virou cara à luta. No final, o 11º lugar é a recompensa para o esforço e permite à portuguesa amealhar importantes pontos para o campeonato.
A prova foi dominada pela sueca Emma-Nellie Ortendhal que continua sem oposição em todas as corridas em que participa.
Já Paulo Nunes, também competiu condicionado por uma lesão, na Categoria Freestyle. Terminou no 7º lugar, pontuando e esperando aparecer já em forma na próxima ronda.
Para registo, fica o triunfo de mais um “rider” dos Emirados Árabes Unidos, n0 caso, Rashid Al Mulla.
O Mundial prossegue em Olbia, Itália, nos próximos dias 1 e 2 de Junho.